segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Biopsia, Outubro Rosa e mais Ansiedade

Olá, terráqueos.



Fazia muito tempo que não aparecia aqui e o motivo é a ansiedade. Quando estou muito ansiosa, não consigo escrever.

Como já contei aqui, tenho um endometrioma, cisto de conteúdo espesso relacionado à endometriose (que ainda não tenho, propriamente dita) e estou tomando dienogeste 2mg (no momento, estou tomando Alurax, que é semelhante ao Allurene, mesma fórmula, preço menor). É um tipo de progesterona sintética que causa diversas reações. Acne piora: sim, piora, mas no meu caso, aparece uma ou outra isolada, mas cística, interna, sabe aquelas espinhas internas que demoram a sumir? Então. Pelos no rosto, retenção de líquido, dor nos seios, enfim, isso tudo que a gente tem com anticoncepcional mas só que pior (!!!). O meu cisto diminuiu de tamanho, foi de 50cm³ para 25. Considerável. 

Mas (sempre tem o mas).

Tive alterações na tireoide. E um nódulo no seio que tive que fazer biopsia (aquela core-biopsy com agulha grossa). Era benigno. Mas vocês imaginem o que é para um ansioso esperar UMA SEMANA para receber o resultado. O que me tranquilizou foi que o médio que fez a biopsia (que é guiada por ultrassom) foi muito gentil e calmo, dizendo que eu não deveria perder meu sono e deveria ficar tranquila. A postura do médico ajuda muito os ansiosos, porque tem médico que não diz nada, faz tudo em silêncio e fica muito sério, o que já é suficiente para bitolar os hipocondríacos (como eu!). Fiz meus exames todos no Femme, que é um excelente laboratório, assim como o Cura. São os dois melhores em termos de imagenologia ginecológica, obstetrícia e mamária.

Bom, como não fiz post nenhum sobre outubro rosa, vou falar um pouco sobre sobre os RESULTADOS da mamografia e da ultrassom de mama.

É comum ter alterações nos exames de mama, principalmente quando o resultado é Birads II e III. E o que é Birads? É uma classificação padrão utilizada para os exames de mama (mamografia e ultrassom - caso você tenha menos de 35 anos, a ultrassom é indicada, pois as mamas são muito densas antes desse período, prejudicando a visualização através da mamografia). 
Portanto se o resultado foi Birads I, o que é raro, significa que não há alterações nas mamas.
Se foi Birads II, há alterações, mas certamente benignas (podem ser nódulos ou cistos que são comprovadamente benignos, ou seja, foi descartada qualquer outra possibilidade).
Se for Birads III, não se desespere. (Eu me desesperei) Mas nessa categoria, há menos de 2% de chance de malignidade. Explico:
Nessa categoria estão inclusos basicamente todos os nódulos benignos que ainda não puderam ser investigados. Geralmente, é feito um acompanhamento de 6/12 e 24 meses antes da lesão se tornar Birads II. Às vezes pode mudar de tamanho, às vezes pode até sumir. A conduta quem dirá é o mastologista. Ah, IMPORTANTE: não consulte apenas um ginecologista, consulte um especialista em mamas sempre. Ele vai tirar suas principais dúvidas. A possibilidade de um nódulo circunscrito (margens definidas), oval ou redondo, hipoecoico, de orientação paralela à pele, ser maligno é praticamente NULA. E era esse o tipo de nódulo que eu tinha. Só que ele necessita de acompanhamento, caso ocorra alguma mudança, é bom estar atento. No meu caso, optei pela biopsia para não sofrer esperando meses até ficar tranquila. O resultado foi: alterações fibrocísticas - cisto, fibrose estromal. Então não tive o fibroadenoma em si (que é um nódulo benigno comum em mulheres jovens de até 35/40 anos, mas tive alterações fibrocísticas benignas (provavelmente resultantes da bomba de hormônios).
A classificação Birads IV engloba os níveis a, b e c. Cada um com uma porcentagem de VPP (valor preditivo positivo para malignidade). Sendo crescente de a para c. No entanto, muitos nódulos e cistos podem ter aparência suspeita durante os exames de imagem, o que não significa que são malignos, porque a mama é complexa e calcificações e outras alterações podem imitar tumores. Por isso, no caso de Birads IV, é necessária a biopsia, que pode ser core ou pode ser feita de forma tradicional, invasiva, caso o médico julgue necessário, dependendo do tamanho e da localização da lesão.
O Birads V é uma lesão altamente suspeita, 95% de chances de malignidade e quanto antes for feita a retirada, melhor.

O Birads 0 nada mais é uma lesão difícil de discernir, não é possível dizer se é cística, calcificada, nodular. Por vezes, a localização impede essa classficação. Por isso, não se desespere e faça novamente o exame ou até mesmo outro exame, como ressonância.
Quanto à categoria Birads VI, esta serve apenas para quem já possui o câncer e acompanha através de exames de imagem.

É importante fazer os exames anualmente, mesmo que antes da idade padrão. A ultrassom não causa nenhum dano e é um exame de rastreio muito importante, principalmente para mulheres jovens. Eu fiquei um anos sem fazer e o cisto apareceu, felizmente era benigno, mas e se não fosse e eu tivesse seguido o padrão de 24 meses? E se eu decidisse chegar aos 35 para fazer o primeiro exame? Por isso, meninas, cuidem-se! Quanto antes, melhor. 

Coisas que todas devem saber:

1. Ter alguém na família com câncer de mama não é uma sentença. Vários fatores englobam os riscos e, caso você não tenha o gene da mutação, que ocorre em uma porcentagem pequena, você corre o mesmo risco do que quem não tem ninguém com câncer na família.
2. Cigarro aumenta o risco de câncer de mama.
3. Álcool, se ingerido regularmente, aumenta o risco de câncer de mama.
4. Soja, dependendo de como é consumida, aumenta o risco de câncer de mama.
5. Praticar exercícios reduz o risco de câncer de mama.
6. Alimentar-se corretamente reduz o risco de câncer de mama.
7. Próteses mamárias NÃO aumentam o risco de câncer de mama.
8. Ter sido mãe antes dos 30 reduz o risco do câncer de mama.

Portanto, bora se cuidar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário